Sistemas económicos: três blocos a nível mundial
O interesse dos economistas é relacionado à sociedade em que vivemos. Por isso o foco deste blogue é a "economia de mercado" ou seja, " economia capitalista". De recordar que não é a única forma de organização social. Os sistemas económicos diferenciam-se em termos de localizações geográficas e em termos de época histórica.Os vários países a nível mundial se diferenciam em três categorias económicas prevalentemente homogéneas: países desenvolvidos à economia de mercado, países socialistas e países do "terceiro mundo", vulgarmente conhecido.
Normalmente, quando falamos de 《relações Este-Oeste》 , estão a falar das relações existentes entre o primeiro e o segundo grupo( capitalismo e socialismo). E quando fala-se de 《relações Norte-Sul》, estão a falar de das relações entre os países socialistas/capitalistas e o "terceiro mundo".
É possível também definir duma outra forma:
- Países Ocidentais: para designar os países desenvolvidos com economia de mercado ou capitalistas. Considerado o grupo de países com economia mais forte. Embora a carta geografica actual começa a dar novos resultados. Como é o caso dos BRICS: Brasil, Russia, India, China e África do Sul.
- Países Socialistas: nesta categoria encontram-se os países com economia planificada, conhecidos também como países comunistas. Por exemplo, China, Corea do Norte, Cuba, etc... Muito destes países fazem parte do COMECON: é uma associação internacional que tem como objectivo favorecer as relações económicas entre os países de Economia Planificada.
- Países em desenvolvimento, vulgarmente chamados países do Terceiro Mundo: nesta categoria encontram-se todos os países que começaram a desenvolver-se recentemente ou que ainda encontram-se em decolar. Normalmente, neste países as famílias têm um nível de vida muito baixo ou mesmo trágicas. Exemplo prático, o caso de Angola.
- Países da nova industrialização: nesta categoria encontra-se os países que já começaram com o processo de industrialização, e têm tido sucesso num obstante as imensas dificuldades. Exemplo prático, o Brasil, a Corea do Sul, o México.
- Quarto mundo: são países em que ainda é caracterizado pelas condições precárias das famílias, tais como: fome e doenças. Por exemplo, Etiópia, Somália, Sudão
Sem comentários:
Enviar um comentário