Revista:Negócios&Franchising |
O lema da actual economia de Angola é a diversificação da economia. E como existem várias pessoas interessadas a fazer negócios, muitas delas sem a mínima experiência neste campo, esta poderia ser uma boa solução para começar. Também é uma boa solução para aqueles que têm domínio de negócios, mas preferem serem adoptados por marcas já conceituadas para facilitar a sua inserção e aceitação no mercado; é sem sombra de dúvidas a forma mais rápida de atrair clientes pois trata-se logicamente de produtos e serviços conceituados. Considerando a actual situação da Economia angolana, esta fórmula sería uma solução válida para reduzir o índice de desemprego do país. Para os desempregados é uma forma de entrar para o mundo de empreendedorismo, ser protagonistas e criadores de emprego para outras pessoas. Vamos ao que interessa, será uma breve explicação, espero que seja útil.
A franquia é uma estratégia utilizada no comércio que tem como objectivo a venda de licença com a qual o proprietário da marca, franqueador cede ao utilizador, franqueado o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços. Para tal, o franqueado investe e trabalha para a franquia, paga uma parte do lucro ao franqueador sob forma de royalites (direito de autor ou propriedade). Nesta formula contratual é previsto que o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implementação e administração de negócios ou sistemas desenvolvidos/detidos pelo franqueador, isto mediante uma remuneração directa ou indirecta sem o vínculo de empregabilidade.
Vocabulário do Franchising
Área developer (território): pessoas ou empresas que compra os direitos de uma região ou país, e pretende explorar exclusivamente através de lojas próprias.
Contrato de franquia: é o documento que específica a relação existente entre o franqueado e o franqueador. Normalmente, no acto do contrato eles contam com o apoio de um advogado para avaliar as clausulas contratuais.
Direito de entrada: é o valor que paga-se para fazer parte da cadeia, o valor que se paga para usar a marca já afirmada no mercado. Podemos defini-lo como a chave que permite o usufruto da marca. Normalmente, paga-se no acto contratual. O valor pago serve para cobrir os custos de marketing e de outras naturezas que o franqueador terá antes da abertura da loja. Por exemplo, custos enfrentados na selecção e na formação dos candidatos.
Franchising (Business Format Franchase): é uma forma de negócio aplicada pelas empresas, neste caso, o franqueador oferece ao franqueado o direito de explorar os produtos e serviços, o direito de usufruto da marca comercial, oferece os seus métodos de gestão, recebendo contrapartidas financeiras. A empresa mãe é a franqueadora, a empresa que recebe os direitos é a franqueada. Ambas estão ligadas pelo contrato de franchising.
Franqueador: é a empresa que concede os direitos de utilização da marca e transfere todo o seu know how para terceiros.
Franqueado: é a pessoa ou empresa que compra o direito para a abertura de uma loja com o nome daquela marca.
Master Franqueado: é a pessoa ou empresa que compra os direitos para usar em todo o países ou região. Além de usar unidades próprias, se necessário, pode sub-franquear certos territórios.
Redes Afilhadas: onde são representadas as redes com sistemas de parcerias mais leves que oferecem apoio parcial, menos abrangente do que o franchising moderno, impõe menos regras de imagem, de padronização e de controlo.
Royaltis (Taxa administrativa): é o valor pago mensalmente o anualmente, em termos de percentagens sobre a facturação, pelo uso continuo da marca e pelos serviços de apoio prestados pelo franqueador.
Taxa de Publicidade ou Promoção: é uma contribuição que as lojas fazem ao fundo comum para a promoção da marca e dos produtos da cadeia; não é fonte de lucro para franqueador, ele gere as verbas e justifica a sua correcta actualização.
Como obter sucesso com o franchising?
- Planear bem o arranque do negócio, com particular atenção à localização;
- Acompanhar de perto o negócio;
- Comunicar com o master e com outros franqueados da rede para pedir dicas;
- Cumprir as regras do master;
- Gerir meticulosamente as despesas;
- Manter o foco no cliente. Não falhar os prazos;
- Saber gerir e motivar as equipas;
- Saber reconhecer as suas próprias lacunas e rodear-se de membros da equipa que as colmatem;
- Ter as ferramentas de marketing certas;
- Ser apaixonado pela marca.
O sucesso do franqueado é o sucesso do franqueador porque eles trabalham em forma de rede.
Obstáculos para o sucesso do Franchising
- Não pesquisar informações suficiente sobre a marca e franqueador;
- Não falar com outras marcas e franqueadas dessas e da marca preferida;
- Acreditar totalmente nos planos de viabilidade que as marcas lhes dão;
- Acreditar que um conceito que funciona num determinado país pode funcionar no outro. Por exemplo, o que pode ser valido no mercado angolano, não significa que seja valido no mercado português/italiano, e vice-versa.
- Não verificar se o franqueador tem unidade próprio e se o negócio e o modelo estão mesmo testados;
- Pensar que não é necessário dar satisfação à marca, querendo gerir tudo à sua maneira.
Desvantagens
Uma das principais desvantagens é relacionada com a interligação existente entre o franqueado e o franqueador. Se a marca do franqueador não tem sucesso, os franqueados não terão sucesso. Porque o lucro dos dois é interligado; os dois agentes deverão cooperar constantemente para atingir os objectivos da marca. Outra desvantagens é o pagamento que os franqueados devem aos franqueadores, relacionadas aos interesses desses últimos. A desvantagem que talvez apresenta maior obstáculo é dada pela impossibilidade de liberdade no negócio. As últimas palavras para qualquer decisão é dada pelo franqueador. Por exemplo: se és agente da Coca-Cola de um determinado território, e pretende-se alargar a região de negócio, para escolher os parceiros, é necessário ter a aprovação do franqueador.
Vantagens
Usa-se uma economia de escala, e isto é muito positivo. Garante o uso de métodos profissionais de gestão, o que permiti começar o negócio de forma profissional. A chance de dar errado para a formula franchise é muito pequena, pois os novos empreendedores contam com toda experiência acumulada know how dos franqueadores. Porque é um modelo de sucesso já comprovado pelo franqueador. Garante mais segurança para os novos empreendedores, bem como aos agentes financeiros, como por exemplo a Banca. Costuma-se a dizer que "a franquia é ultimo modelo a sofrer e o primeiro a sair durante as crises económicas.
Qualquer negócio é válido, o fundamental é identificar as necessidades dos consumidores, estudar o mercado e partir com as ferramentas justas. O país com maior número de negócios de sucesso em forma de franchising é o Brasil. Sendo um país com características semelhantes à Angola, este poderá servir como fonte de inspiração dos empreendedores que quiserem utilizar esta estratégia. As franquias podem ser implementadas em varias áreas. Aqui vão alguns exemplos: área da educação e formação, área de restauração, área de hoteleira e moda. Depois desta breve explicação, recomendo aos interessados a procurarem mais informações, parcerias, e se possível, e partirem para o negócio dos sonhos. Com um estudo de viabilidade bem feito, e com motivação justa, o leitor poderá ser o próximo empreendedor. Vamos ajudar a diversificar a Economia angolana com ferramentas justas.
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