segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Principais Órgãos Económicos Internacionais

Como foi citado precedentemente existiu a CECA. Naquele período também existiu a Europen Free Trade Association ( EFTA), em português,  Associação do livre mercado. Foi fundada em 1959,  nesta associação faziam parte países da Europa Ocidental, que não aderiram à CEE.  Como o caso da Islândia, Dinamarca,   Portugal,  Áustria, Noroega, Reino Unido,  Suecia e Suíça. De lembrar que os fundadores foram o Reino Unido e a Dinamarca, mas estes últimos saíram do EFTA em 1973.

COMECON,  foi fundado em 1949.  É uma área comercial onde são abolidas as "dazi doganali", Sao ligados tambem por questoes de solidariedade política e económica. Fazem parte desta grupo os países da Europa Oriental e alguns países comunistas tais como,  a Cuba e o Vietname.

OECD/OCSE, Organization for Economic Cooperation Development, em português,
Organização para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento.  Esta organização nasceu em 1961,  e hoje conta com a presença de países não socialistas.  Como é o caso do Canadá,  Áustria,  Australia,  Irlanda,  Holanda,  Portugal,  Suíça,  Suécia,  Noruega,  França,  Turquia,  EUA,  Nova Zelândia,  Irlanda,  Itália,  Holanda,  Grécia, Inglaterra, e Espanha. Tem como objectivo favorecer os debates e estudos para favorecer a coordenação das políticas económicas dos países membros, para organizacão dos planos para o utilizo em comum das " sorte" petrolíferas dos países membros em caso de emergência.

ONU,  Organização das Nações Unidas,  foi fundada em 1945 com objectivo de favorecer a paz e a cooperação internacional.  Os seus objectivos primários são: Económicos e Políticos. A ONU faz-se representar por várias agências tais como: Food and Agriculture Organization (FAO, serve para favorecer o desenvolvimento da produção e da produtividade agrária, sobretudo nos países pobres), Internacional Labour Organization ( ILO,  serve para favorecer o desenvolvimento da capacidade dos trabalhadores e para defender os direitos sociais), United Nations Conferences on Trade and Development ( UNCTAD,  serve para favorecer o desenvolvimento económico comércio dos países mais pobres. General Agreement on Trade and  Tariffs (GATT,  serve para favorecer a liberalização do comércio internacional, de contrastar as políticas proteccionistas que manifestam-se num determinado país ou grupo. O objectivo principal é que é reduzir os obstáculos as exportações em troca de maior abertura as importações. Tem também objectivo de evitar as práticas comerciais incorrectas, como o caso do dumping( venda no exterior com preços baixos em relação ao país de origem do produto ou serviço). 

Fundo Monetário Internacional (FMI). Vê artigo precedente.

Banco Mundial ( WB)
International Development Agency (IDA, colabora com a banca mundial para a concessão de ajudas para o desenvolvimento.
Banca dos Regulamentos Internacionais (BRI,  ajuda o FMI na operação de controlo no funcionamento dos mercados valutarios, dando maior atenção ao desenvolvimento e evolução dos mercados financeiros internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola: o escândalo do Fundo Soberano tem novos detalhes no Tribunal

JES informou João Lourenço sobre a operação USD 500 milhões na passagem de pastas O antigo Presidente da república, José Eduardo dos Santo...