Feminismo é política. Sororidade é união, parceria, empatia, entre as mulheres. Empatia não é sobre algo que acontece apenas com uma mulher do nosso ciclo de amizades, não é lutar apenas para os direitos das mulheres que têm a mesma linha de pensamento que a nossa, é apoiar todas, independentemente do grau de aproximação. Sororidade é zelar, incentivar, e lutar para que todas sejam respeitadas.
Num mundo em que as mulheres são educadas a competirem entre elas, precisamos renovar a necessidade de promover união entre nós mulheres. Se mexer uma, mexe todas. Por isso a luta é de todas, e em nome de todas.
Sororidade:mexeu com uma, mexeu com todas! Angola (Luanda) |
Feminismo além de ser política que promove e desenvolve a igualdade de gênero, tem sido essencial para desconstruir a rivalidade entre as mulheres. Os movimentos feministas com as suas acções têm obtido resultados de pequenas e grandes dimensões que mudam as vidas e a posição das mulheres na sociedade. Sororidade é a lei do feminismo.
Josefa Trindade Angola (Luanda) |
Desde que as mulheres tiveram consciência da necessidade de lutarem juntas para alcançarem objectivos comuns, a vida melhorou consideravelmente, mas a luta ainda é grande, todos os dias no Mundo registram-se vários casos de injustiça contra as mulheres, neste momento em que lemos esse texto, uma mulher está perdendo a vida ou sendo ofendida pelo simples facto de ser mulher. Aqui estão alguns exemplos de sororidade para inspirar todas as mulheres do Mundo.
Angola (Luanda) |
MatabichoEconomoPolitico abraça todas as mulheres que têm dedicado as suas vidas para a emancipação política, econômica e social das mulheres. De lembrar que hoje não é um dia de festa, mas sim de reflexão... Aproveito o dia para tirar 10 minutos de SILÊNCIO em memória das vítimas que sofreram e sofrem violências, desde as psicológicas até as físicas.
Pode interessar:
Pode interessar:
Sem comentários:
Enviar um comentário