A doença africana tem sido má gestão da coisa pública e má liderança estrutural.
Os países africanos são potencialmente ricos porque têm vários recursos, mas uma boa parte da população africana vive
em situação de extrema pobreza. Onde está a falha dos países africanos?
Neste vídeo o intervistado faz uma breve comparação entre a Nigéria e o Dubai.
Segundo o intervistado, a falha está na falta de boa governação. O que impede o crescimento socioeconômico do Continente africano é a falta de uma liderança estratégica e visionária, ele menciona como bom líder ou liderança certa.
A riqueza natural de uma Nação só produz benefícios para a população nativa e residente, se essa é acompanhada de um plano de acção capaz de transformar o potencial em algo concreto, como é o caso do Dubai.
Somente uma justa liderança será capaz de tirar maior proveito dos recursos naturais existentes, garantindo que os primeiros beneficiários sejam os próprios africanos, e as pessoas que escolheram a África como terra para desenvolverem os próprios interesses profissionais e afectivos.
Enquanto existir uma África rica com liderança fracassada, somente uma pequena menoria africa usufruirá das imensas riquezas que o continente tem. Fazendo assim crescer a desigualdade social, a criminalidade, a emigração (despovoamento do Continente), e tantos outros problemas sociais. Enquanto existirem vários chefes, e poucos líderes dentro do Continente, a África estará sempre em desvantagens em ralação aos outros continentes.
Para que os países africanos estejam dentro de um mercado concorrencial em matéria de atração e captação de investimento externos, os governantes africanos devem melhorar as suas performances, as suas estratégias e melhorarem a canduta.
Sem comentários:
Enviar um comentário